segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O primeiro mandamento.


"Portanto, guardai muito a vossa alma para amardes ao Senhor, vosso Deus." (Josué 23:11)

Josué bem sabia o quanto era importante dizer isso ao povo de Israel, após o repouso que o Senhor lhes dera. Eles chegaram a terra que o Senhor lhes tinha prometido. O Senhor em todo o tempo pelejou pelo povo de Israel. Eles os fez passar por entre as águas do Jordão. O Senhor cumpriu tudo o que prometera ao povo e, por fim, lhes deu o repouso conforme prometido!

E por que depois de chegar ao lugar prometido Josué exorta o povo a guardar MUITO a sua alma para amar ao Senhor Deus? Por que Josué faz um um novo concerto com o povo após a sua conquista, dizendo:
"Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. (Josué 24:14-15)

Josué bem sabia o que estava fazendo. Muitas vezes, ao alcançarmos a terra que o Senhor nos prometeu e encontrarmos um repouso para a nossa alma, nós nos esquecemos do Senhor Deus que em todo o tempo pelejou por nós. Simplesmente chegamos, agradecemos, mas com o passar do tempo vamos levantando outros altares a outros deuses e esquecemos de que é o Senhor o que mais importa... a pessoa mais importante!! Meu relacionamento com Deus é o mais importante, é o que me traz vida e paz.

Ele é meu amor maior na alegria ou na tristeza, na angústia ou dor, na tempestade ou na calmaria, no deserto ou na terra prometida. Eu vivo de Deus, para Deus e por Deus. Fora dEle não existe vida, porque Ele é a vida.

Quando o momento é de peleja, nós clamamos ao Senhor dos Exércitos para que Ele vá adiante de nós. Quando é para abrir uma porta, é a Ele que nós recorremos. Quando o momento é de dor, nos achegamos a Ele para que Ele passe a ser tudo em nós. Só que essa realidade de busca e comunhão com Deus tem que ser independendente das circunstâncias. Nós o amamos porque Ele é Deus, é Senhor, é Eterno. Nós o adoramos somente pelo que Ele é.

E se alcançamos a promessa do Senhor, é aí que temos que nos lançar com tudo nesse Deus... é aí mesmo que Ele deve ser tudo em nós!

Deus é Deus em qualquer circunstância. Ele é Senhor, é fiel, é poderoso, é grande em todo o momento. A Ele então nosso louvor, nossa gratidão, nossa adoração INCONDICIONAL!

Portanto, se o momento é de alegria, conquista, vitória... continue firme com o Senhor. E se não for, também permaneça fiel e firme! E guarde essas palavras de Jesus no lugar mais profundo do seu coração:

"E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento." (Marcos 12:29-30).



Nenhum comentário:

Postar um comentário