
"E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe. E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós. E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos. Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERA; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá". (Gênesis 22:1-14)
Hoje quando li esse texto, tentei, por um instante me colocar no lugar de Abraão para, de alguma forma, tentar imaginar como deveria estar o seu coração naquele momento. Pense aí que o filho da sua velhice, o filho da promessa do Senhor... o tão sonhado e esperado Isaque de Abraão e Sara!
A chegada de Isaque trouxe riso a Sara: "E disse Sara: Deus me tem feito riso; todo aquele que o ouvir se rirá comigo." (Gênesis 21:6). E como ficaria o riso de Sara agora? E o coração de Abraão? É bem difícil de imaginar! Eu não sou mãe e por isso não consigo nem imaginar como estava o coração deles!
E aí a gente acaba perguntando: "Que Deus é esse? Deus faz isso mesmo? Como Deus faz uma promessa, cumpre, realiza um sonho de seus filhos, e depois pede o sonho de volta?"
Mas quando se trata de algo que tanto sonhamos, algo que o Senhor nos deu, algo que nos tem feito riso... a gente não consegue mesmo "aceitar" a idéia de que Deus está pedindo de volta! Nossa cabeça fica cheia de interrogações... e agora?????
Pense aí no coração de pai... no pai que estava levando o seu filho único para ser imolado. Pense como ficou o coração daquele senhor ao ter que responder para o seu filho que o Senhor iria prover o cordeiro para o holocausto... sabendo que seria o seu filho!
Abraão era o cara sim! E sabe por que? Porque ele era gente dependente da graça de Deus. Não era super-homem só por ser amigo de Deus! Ele era de carne e osso sim, e tinha uma alma, tinha sentimentos, sentia dores, medos, saudades! Abraão era gente como a gente. Com certeza o coração dele se entristeceu... poxa, era o SEU FILHO.. o seu FILHO! Não é fácil. Nem um pai ou mãe em perfeito estado receberia com alegria um pedido como esse... mesmo sendo um pedido do Deus Eterno e Fiel.
Mas o que fazia de Abraão um vencedor, era o fato de que Deus era tudo em Abraão. O Senhor lhe bastava. Abraão era um adorador. Ele adorou quando teve que devolver a sua promessa! Porque ele bem sabia em Quem cria. Abraão andou por fé e não por vista! E sabe o que o Senhor lhe disse?
Mas de repente o Senhor lhe pede que você ofereça o que você tem de mais precioso... pede sua promessa! Cai o chão, vêm as interrogações... "Ah Deus, era melhor não ter me dado... nao ter permitido... e agora?!" Pois é.. isso é bem a cara da gente!
Mas como Deus é infinito em misericórdia e bondade! TUDO COOPERA PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM AO SENHOR! TUDO! É difícil de entender isso quando tudo vai de mal a pior né?! Na verdade, é um desafio! Mas acredite! Quem é Deus como o Senhor? O grande EU SOU... o Deus eterno... quem é como Ele hein?! A gente crê que o Senhor criou a Terra e tudo quanto há nela... olhamos para nós, seres humanos e podemos contemplar o poder, a inteligência desse Deus... mas a gente não é capaz de dizer como Abraão.. O SENHOR PROVERÁ O CORDEIRO!
Quando Isaque tiver que ser imolado... confia no Senhor, no Senhor de toda a Terra! Não tenha medo, porque foi Ele mesmo quem te formou! Ele te conhece melhor do que você mesmo e sabe exatamento o que você precisa.. porque a visão do Senhor é ilimitada... Ele vê além do nossos olhos podem ver... então CONFIA!! Que Deus seja tudo em você! Ande por fé... ACREDITE!
"Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto." (Salmo 100:3)
"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." (Jeremias 29:11)
Narinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário