
“Tinha Ezequias vinte e cinco anos de idade, quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abia, filha de Zacarias. E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme a tudo quanto fizera Davi, seu pai. Ele, no primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês, abriu as portas da casa do SENHOR, e as reparou. E trouxe os sacerdotes, e os levitas, e ajuntou-os na praça oriental, E lhes disse: Ouvi-me, ó levitas, santificai-vos agora, e santificai a casa do SENHOR Deus de vossos pais, e tirai do santuário a imundícia. Porque nossos pais transgrediram, e fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR nosso Deus, e o deixaram, e desviaram os seus rostos do tabernáculo do SENHOR, e lhe deram as costas. Também fecharam as portas do alpendre, e apagaram as lâmpadas, e não queimaram incenso nem ofereceram holocaustos no santuário ao Deus de Israel. Por isso veio grande ira do SENHOR sobre Judá e Jerusalém, e os entregou à perturbação, à assolação, e ao escárnio, como vós o estais vendo com os vossos olhos. Porque eis que nossos pais caíram à espada, e nossos filhos, e nossas filhas, e nossas mulheres; por isso estiveram em cativeiro. Agora me tem vindo ao coração, que façamos uma aliança com o SENHOR Deus de Israel, para que se desvie de nós o ardor da sua ira. Agora, filhos meus, não sejais negligentes; pois o SENHOR vos tem escolhido para estardes diante dele para o servirdes, e para serdes seus ministros e queimadores de incenso” (2Crônicas 29:1-11).
“E ajuntaram a seus irmãos, e santificaram-se e vieram conforme ao mandado do rei, pelas palavras do SENHOR, para purificarem a casa do SENHOR. E os sacerdotes entraram na casa do SENHOR, para a purificar, e tiraram para fora, ao pátio da casa do SENHOR, toda a imundícia que acharam no templo do SENHOR.” (2Crônicas 15-16)
Em 1Coríntios 6:19-20, o apóstolo Paulo diz: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. Diante desta realidade que o apóstolo nos mostra, nos precisamos entender de fato que o templo do Senhor somos nós, os filhos e filhas da cruz. E como está o templo do Senhor que é você? Como está o lugar onde Deus habita? Cheio de imundícias ou limpo como deve estar para Ele?
Ao longo da nossa caminhada nós vamos acumulando muitas coisas em nossas vidas, dentro de nós e muitas delas não são boas. Vamos colecionando coisas que as vezes nem lembramos que existem dentro de nós, mas não deixam de estar lá dentro, cheirando mal, fazendo de nós um templo impuro. Daí então nos encontramos com o Senhor Jesus e com o Seu amor infinito. O convidamos para que passe a ser o Senhor de nossas vidas, nosso Rei, nosso Salvador. E quando fazemos esse convite de todo o coração, Ele nos toma pela Sua mão com todo o amor, nos lava com seu sangue, nos salva e o seu Espírito passa a habitar em nós. Passamos a ser o Seu templo.
Quando o Senhor chega, Ele encontra essas coisinhas imundas que existem dentro de nós. Quando Ele encontra, creio que nos diz: “Filho meu, agora que me chamaste para me assentar no trono da sua vida e reinar, quero fazer uma limpeza em seu interior, porque Eu sou Santo e não posso habitar em meio a tanta imundícia, posso fazer limpar o meu templo?” E espera a nossa resposta, a nossa escolha. O Senhor bem sabe como somos imperfeitos, sabe que temos uma natureza pecaminosa que sempre tende para o que não O agrada. Mas o que Ele quer que você entenda, é que é Ele quem mais te conhece e sabe de tudo o que há em você, mas é também Ele o maior interessado em nos limpar, em nos sarar, em nos refazer. Porque nos chamou para o Seu louvor e para Sua glória. Ele nos amou primeiro. Cabe a nós escolher pela cura genuína de Deus em nosso interior.
Olhando para o que se pode considerar como imundícia dentro de nós, podemos selecionar algumas dessas coisas que nos tornam impuros e nos impedem de fluir naquilo que Deus designou a nós. São elas: mágoas, orgulho, ciúmes, feridas, invejas, idolatrias (as mais diversas), raiva, ódio, obstinação, traumas, murmuração (...). Todas essas coisas nós permitimos que entrem em nosso interior. A medida que elas entram em nossas vidas, vão conquistando território sempre que permitimos. Santanás com sua astúcia, se aproveita dessas imundícias que matar as nossas almas, nos fazer pessoas desacreditadas, frustradas, rudes. E com isso ele também mina nossos relacionamentos, nossos sonhos e principalmente a nossa fé. Satanás nos usando o que há de impuro em nós para que assim, não nos acheguemos ao Deus que tudo pode e cura. Ele embaça a nossa visão para que a gente não enxergue a cruz do Senhor Jesus que nos lava, sara, salva e liberta... que nos faz de novo.
Mas nós temos um Senhor que criou todas as coisas, temos um Deus que nos criou, que nos formou. Ele quer nos sarar, quer que sejamos um templo santo e limpo para a Sua morada. A escolha é nossa. Se O chamamos para que nos sare, Ele vem e assim o faz. Não mede esforços. O processo de cura consiste em uma caminhada feita de renúncias e escolhas. Mas é também um caminho em que temos o tempo todo o Senhor Jesus segurando em nossas mãos nos dizendo: “Eu te chamei para que você tenha vida e vida em abundância. Nada menos que isso.” Só se vive em abundância aquele que, por mais que enfrente lutas, crises e dores, possui um templo limpo, sarado para o Senhor. Vida em abundância para mim e para você é o que foi conquistado na cruz do Calvário.
Encerro com este versículo: “Agora, filhos meus, não sejais negligentes; pois o SENHOR vos tem escolhido para estardes diante dele para o servirdes, e para serdes seus ministros e queimadores de incenso”( 2Cr 29:11).
Que não passe de nós a Presença e a Glória do Senhor. É tempo de recomeçar, é tempo de limpar o santuário do Senhor que somos nós. É tempo de darmos ao Senhor o trono das nossas vidas e deixá-Lo reinar. Não negligencie o chamado de Deus, não abra mão do que Deus designou somente a você. Abra mão de tudo, decida ser curado, decida ser livre, decida viver em abundância. Você é filho (a) do Rei, do Senhor dos Exércitos. Você é príncipe ou princesa do coração de Deus. Se exponha para o Senhor e se permita ser limpo pelas mãos dAquele que te criou.
Deus te abençoe e faça de você um vaso de honra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário