sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Como purificará o jovem o seu caminho?


“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.”

(Salmo 119:9)

Como é possível um jovem nos dias de hoje purificar o seu caminho? Manter-se firme e santo em meio a um mundo cruel e sujo, onde o que mais se tem visto é a busca pela sexualidade, a busca pelo sucesso.. onde se tem visto casamentos sendo desfeitos, onde se vê o adultério como algo normal. Onde se vê jovens cada vez mais se prostituindo, mantendo relações com vários parceiros sem cuidar do seu próprio corpo.. como é possível ser santo (SEPARADO) nesse mundo? Como é possível andar na contramão da sociedade, como é possível ser como Daniel decidindo não se contaminar com o manjar que o mundo sempre oferece?

1. Buscando ao Senhor de todo o coração.

O salmista prossegue dizendo: “De todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.” (vs 10). Quando eu busco ao Senhor de todo o meu coração, eu me exponho completamente ao meu Criador. Mas como posso me expor a Alguém que conhece absolutamente tudo em mim? Eu me exponho declarando o que eu sou, o que há em mim, minhas fraquezas, dores, medos, tristezas, frustrações, sonhos, desejos. Buscar a Deus de todo o coração é se dirigir ao Senhor sem reservas, sem medos, sem vergonhas... é correr para os braços do seu Pai que é a sua esperança e a sua força. Quando eu O busco de todo o meu coração o meu caminho é endireitado, porque eu estou confiando tudo o que eu sou ao Senhor. Quando eu O busco de todo o meu coração Ele me renova e me fortalece para continuar caminhando contra o mundo e prevalecendo... e não me deixa desviar dos Seus mandamentos. Quando o busco de todo o coração eu me apaixono mais por Sua presença e amor e o que não O agrada passa a não me atrair mais. Quando o busco de todo o meu coração, é Ele quem passa a brilhar em mim, e por onde eu passar haverá luz. Mas para isso, para que meu caminho seja purificado é necessário que essa busca se diária, a todo o momento. O meu caminho não é purificado quando eu venho à igreja, participo dos louvores, ouço a palavra, trabalho na obra. Meu caminho é purificado através de uma busca incansável e de todo o coração por conhecer ao Senhor Deus. Só serei santo se buscar Aquele que é santo. Meu pastor, meu líder não pode purificar meu caminho... eles podem me aconselhar a buscar a Deus de todo o meu coração... porque o caminho deles também só é endireitado dessa forma. O que eu encontro na igreja, no templo é a sobremesa do que eu como diariamente no meu quarto com meu Pai... no do meu dia-a-dia com Deus. Meu caminho é purificado se eu buscá-lo de todo o meu coração.. só assim não me desviarei dos Seus mandamentos.

2. Escondendo a Palavra em meu coração.

No versículo 11, o salmista diz: “Escondi a tua palavra no meu coração para eu não pecar contra ti.” Nós só guardamos algo em nossos corações quando esse algo representa muito pra gente. Não guardamos qualquer coisa, ou qualquer pessoa em nossos corações. Podemos escolher o que guardar em nossos corações. E quando guardamos a palavra de Deus, declaramos para nós mesmos que amamos ao Senhor acima de tudo. Amamos a sua verdade, as suas palavras, os seus mandamentos. Escondê-la em nossos corações, significa colocá-la em um lugar dentro de nós tão escondido, que o mundo é incapaz de encontrá-la e roubá-la de nós. Se nós a escondemos em nossos corações, nós não pecamos contra o Senhor, porque quando damos de cara com o pecado, a voz do Senhor que é a sua palavra fala mais alto e então nos dá força para não pecar. É impossível ser um jovem santo se não houver leitura da palavra, entrega, busca pela verdade que liberta. Não há como conhecer o caráter do Senhor sem a Palavra. Não tem como andar como Jesus se eu não conheço a história de Jesus... se eu não conheço seus passos e o seu exemplo de santidade. Somos santificados pela verdade, e a palavra é a verdade (João 17:17). Se eu conheço Jesus, Ele passa a ser meu referencial e o meu desejo passa a ser o de cada vez mais se parecer com Ele. Mesmo em meio a minha imperfeição, mesmo com a minha natureza ruim, é possível ser Santo como o nosso Deus. Basta eu buscá-Lo de todo o meu coração, esconder sua palavra em meu coração. Jesus tinha a palavra muito bem escondida em seu coração, e por isso Ele sempre permaneceu indesistível. E por isso devemos também guardá-la para não pecarmos contra o Senhor e assim ter nossos caminhos purificados. O salmista também diz no vs 12: “Bendito és tu, ó Senhor! Ensina-me os teus estatutos.” Do Senhor vem todo o ensinamento que nos santifica. E o seu ensinamento está na Sua Palavra. À medida que buscamos seus ensinamentos, somos moldados conforme Seu querer. O Senhor se faz presente quando O buscamos, e não nos deixa sem respostas ou desamparados. Somos Seus filhos amados.

3. Declarando todos os juízos da Sua boca.

No versículo 13 está escrito: “Com meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.” Declarar os seus juízos, é declarar a Sua grandeza. È declarar quão grande é o Senhor. É adorar e reconhecer que Ele é o seu Senhor. Declarar para o mundo que você tem um Deus justo, verdadeiro e santo. Declarar é confessar quem é o Senhor em sua vida, na sua história. Declarar os juízos de Deus é dizer que são os juízos do Senhor que têm poder em sua vida e que você os ama, porque são perfeitos. Nisso o meu caminho é purificado. Declarar é reconhecer Deus como seu Senhor.

4. Tê-lo como o seu bem maior.

O salmista diz no versículo 14: “Folgo mais com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas.” Quando ele diz isso, ele está dizendo que mais importante do que riquezas, bens, títulos e reconhecimento de homens, são os testemunhos do Senhor. Um jovem que decide ser diferente, que renuncia o mundo é muito criticado, e muito bombardeado. Não é fácil fazer algumas renúncias. Não é fácil abrir mão do sorriso e de todos a nossa volta, não é fácil ser criticado por escolher não se assentar na roda dos escarnecedores. O que prevalece na juventude hoje é a busca por relacionamentos, pela sexualidade... hoje não vemos jovens com valores e princípios que honram a Deus. Não vemos jovens que honram os pais, que se guardam para o seus futuros cônjujes. Isso é loucura no mundo hoje. A sociedade cobram dos jovens, hoje um jovem que não namora é tido como um encalhado. Uma moça virgem é “beata”.. e assim vai. Não é fácil para os jovens renunciar tudo isso. Mas a nossa recompensa é alegrar o coração do Senhor, porque sabemos para onde vamos e a Quem pertencemos. Nosso alvo é Cristo e por isso renunciamos. Melhor do que ser o mais popular, melhor do que ser como todos é ser SANTO, SEPARADO para o Senhor. Lembre-se de que quem está ao seu redor e não conhece ao Senhor está cego e precisa de você para conhecer ao Senhor. Santifique-se por eles assim como Jesus se santificou pelos discípulos. Precisamos ser Santos para cumprir o ide do Senhor e assim pescar a vida de nossos colegas para o Senhor. Toda a criatura aguarda ansiosa pela manifestação dos filhos da cruz... aguardam por nós... só depende de nós. A escolha é nossa e o nosso Deus está pronto para nos honrar e nos fortalecer. Vale a pena renunciar por amor ao Senhor.

O Senhor é quem nos capacita e nos fortalece para vencermos o mundo. Certamente passaremos por muitas aflições, mas assim como o Senhor Jesus venceu o mundo, nós também venceremos porque somos dEle. A nossa fonte está no Senhor. A verdade que precisamos vem dEle... a verdade é Ele. Se estamos aos Seus pés, conseguimos caminhar e prevalecer não importam as pedras que apareçam. Se nos achegarmos a Deus, Ele também se achegará a nós... e se estamos com Ele, o maligno não nos toca. Termino deixando esse versículo:


“Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” 1João 2:14b